Campos Machado propões ao Governador isenção total de IPVA a veículos elétricos

O deputado Campos Machado, presidente do Avante São Paulo, enviou uma solicitação ao governador Rodrigo Garcia, para que estude a possibilidade de restabelecimento, por parte do Governo Estadual, da isenção total do Imposto Sobre Veículos Automotores – IPVA, para quem vier a adquirir veículos movidos a energia elétrica.

A solicitação do deputado tem como base inúmeras reclamações que vem recebendo, não só de empresários do setor automotivo, como também de proprietários de veículos que se incluem nessa categoria.

O Executivo paulista havia reduzido a alíquota dos carros elétricos para 2% do valor venal, subindo posteriormente para 3% l, e, depois, para 4%. A solicitação de isenção total tem como função incentivar os consumidores a adquirir veículos elétricos, e, com isso, favorecer a implantação de política que amplie os números de produção de veículos movidos a uma energia limpa e, assim, contribua para a proteção do nosso meio-ambiente.

De acordo com o setor automotivo de carros elétricos, essa isenção traria uma maior competitividade desses veículos no mercado, aumentando a concorrência e favorecendo a população, gerando assim, como compensação, uma melhoria na arrecadação do ICMS em todo o Estado.

A solicitação ao governador Rodrigo Garcia é no sentido de que ele leve o caso até o Secretário da Fazenda, para que haja a abertura de estudos sobre essa possibilidade, auxiliando a economia paulista e o meio ambiente.